Descrição da vaga
O Tech Manager é a ponte que une o produto com a parte técnica visando a entrega e acompanhamento dos projetos, provendo a robustez necessária para que tenhamos escalabilidade, estabilidade e segurança para suportar milhares de clientes navegando em nossas plataformas.
Sua principal missão é garantir que as ações técnicas se encaixem com as ações globais e vice versa, garantindo que estão sendo tomadas as melhores decisões para o produto no que diz respeito aos sistema e a arquitetura de infraestrutura. Também, é uma de suas missões, dimensionar tamanho e necessidades da equipe, identificando e removendo os impedimentos que não estão ao alcance do próprio time resolver, garantindo visibilidade para dentro e para fora do Squad.
Além disso, é a pessoa que faz a gestão do dia a dia dos desenvolvedores da Squad que atua sendo referência para assuntos como: banco de horas, férias, engajamento e clima, dúvidas do dia a dia e feedbacks situacionais.
Responsabilidades e atribuições
- Visão analítica e questionadora;
- Capacidade de planejamento e organização;
- Perfil estratégico, com a manha em entender o contexto de forma empática;
- Habilidade em negociar e interagir com diversas áreas;
- Facilidade em atuar de forma ativa na resolução de problemas e de conflitos;
- Vivência em liderança técnica e de gestão de pessoas;
- Conhecimento de ferramental de gestão e de visibilidade.
- Experiência com frameworks ágeis (kanban, scrum)
Requisitos e qualificações
Ter trabalhado com:
- Visão de produto e métricas de negócio
- Gestão de pessoas
- Gestão de times de Desenvolvimento
- APIs, Gateways, Aplicativos Mobile
- Microserviços e Containers
- Ambiente de grande escala
- Metricas e projeções (leadtime, throughput, burnup)
- Arquitetura de Event Streaming
- Relação com parceiros externos e internos
- Experiência com Java, PHP ou GO é um diferencial
Informações adicionais
Papéis do Tech Manager
Propósito
Ter uma tecnologia segura e escalável que atenda a demanda de negócio.
Você é a liderança tática e operacional dos profissionais de tecnologia no time em que atua, por isso você deve compreender a estratégia e guiar o time rumo ao resultado considerando os guidelines de tecnologia do Confidencial (Apenas para Cadastrados). A gestão do ciclo de desenvolvimento é sua responsabilidade e tudo que é entregue deve ser mantido pela atuação do time em ambiente de produção. Coordenar essa atuação é uma das suas atribuições, assim como coordenar o planejamento e execução dos projetos, entregas e ações. Caso algo dê errado, você deve conduzir o time durante esse momento de crise. Lembre-se que você coordena a ação de pessoas, por isso deve estar sempre atento ao clima coletivo e individual. Essas pessoas contam com a sua liderança para se desenvolver profissionalmente, pensando nisso, sua avaliação unida a um plano de desenvolvimento bem elaborado complementam a gestão.
Nossos times entregam muito, mas não estão sozinhos. Por isso você deve dar transparência e visibilidade ao que é feito acordando prazos, capacidades, restrições, riscos e indicadores com outros TMs, PMs e demais stakeholders visando manter a qualidade, a estruturação técnica do time e a cadência de entrega em equilíbrio. Assim, outros times, que devem ajudar ou que contam com o trabalho do seu time, podem se organizar. Entender que você não está sozinho implica em lembrar que, sempre que for necessário, você deve escalar os assuntos.
Dimensões
Sua principal dimensão de atuação são os squads. É a pessoa Tech Manager quem representa toda a solução de software mantida pelo time. Portanto a pessoa Tech Manager é responsável pela transparência das métricas institucionais, por garantir que os times estejam cientes das métricas de produto, processo e tecnologia coletadas e suas finalidades, estabelecer estimativas de prazos, gestão de débitos técnicos e pela garantia da manutenção da qualidade técnica da solução. Bem como pelo cumprimento dos guidelines de tecnologia.
Responsabilidades
Dar visibilidade do trabalho e resultado
Valor: Franqueza
As entregas do seu time precisam ser reconhecidas. Por isso você deve dar transparência a elas e buscar o reconhecimento institucional. Marketing interno do time é uma ferramenta para que todos interessados tenham visibilidade dos desafios, conquistas e derrotas. E se algo não sai como o esperado isso também precisa ser comunicado.
Acordar prazo e escopo
Valor: Franqueza e simplicidade
Você tem autonomia para acordar como, e quando, as entregas serão realizadas com o time técnico e quem mais for necessário. É você quem dá visibilidade de como está a curva de cumprimento do prazo e sinaliza em casos de possíveis atrasos.
(Máxima: Me dê o escopo te dou o prazo, me dê o prazo te dou o escopo)
Negociar dependências, limites e restrições
Valor: Determinação e simplicidade
Como seu time não trabalha sozinho, você deve negociar o backlog, necessidades técnicas e de negócios para que sejam compatíveis aos interesses, prioridades e limites aceitáveis de trabalho e pressão. Sem deixar que suas responsabilidades básicas com o time e com a qualidade do produto sejam suprimidas.
(Máxima: Qualidade e segurança não se negocia)
Gerenciar pessoas e clima
Valor: Disponibilidade, Humildade, Franqueza e determinação
Motivação e engajamento são preocupações de um líder. Por isso, observar e agir para o engajamento e compreensão dos planos de trabalho é a sua tarefa, uma vez que o entendimento da relevância das entregas une o time em um propósito. O clima também depende de uma convivência sustentável e saudável de forma que as pessoas sintam-se parte do time, em um espaço seguro para se desenvolverem e com visão de como seu trabalho impacta nos resultados do Confidencial (Apenas para Cadastrados).
Capacitar os times
Valor: Humildade
As pessoas contam com a sua avaliação e orientação. Por isso é sua tarefa identificar oportunidades de desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais. Essas oportunidades serão base para a construção de um plano de desenvolvimento que dependerá de sua atuação para promoção de oportunidades, além de incentivo à aprendizagem contínua.
Gerenciar crises
Valor: Atitude de dono
Crises são comuns e dependem de senso de urgência para tratamento. É sua tarefa saber identificá-las, dimensionar gravidade e assim priorizar correções relevantes, conduzindo o processo com foco no resultado.
As crises devem ser tratadas como oportunidades de aprendizado e crescimento.
Desenvolver a autonomia
Valor: Disponibilidade e disciplina
Uma atividade raramente é realizada sem envolvimento da liderança. Você deve estar disponível, mas a pessoa responsável pela execução deve se sentir capaz e independente na realização da tarefa. Exercendo o seu estilo de gestão e capacidade de delegar, retire barreiras que limitem a autonomia na execução e negociação da tarefa e incentive o protagonismo das pessoas sempre que possível.
Seguir os guidelines de Tech
Valor: Disciplina
Como profissional de tecnologia, você atua como parte de um grupo que deve ter coerência. Esse grupo deve seguir as práticas definidas como, monitoramento, qualidade, versionamento etc. Isso não quer dizer que elas não possam ser melhoradas e sua atuação é muito importante nessas melhorias. Atue para que o Confidencial (Apenas para Cadastrados) esteja de acordo com as melhores práticas do mercado que façam sentido para o nosso contexto, revendo as já definidas e, se for o caso, definindo novas.
Manter o time funcional
Valor: Simplicidade
O time eventualmente vai necessitar contratar, promover ou desligar alguém, gerenciar férias e ausência. E também divulgar e guardar as políticas institucionais, processos e atividades operacionais definidas pela empresa. Estas questões são de sua responsabilidade.