Descrição da vaga
Analisar as necessidades dos clientes, propor e definir soluções de TI adequadas ao negócio e à sua evolução, mediante levantamentos e análise de possibilidades, interpretando a linguagem do cliente e estabelecendo comunicação comum entre negócio e tecnologia nos mais diversos níveis de hierarquia da companhia, a fim de oferecer a melhor solução alinhada às diretrizes tecnológicas e aos produtos e serviços da empresa.
Conduzir a análise de impactos, orçamentos de projetos e propostas de soluções transacionais de forma abrangente para novos negócios, projetos estratégicos, inovadores e complexos garantindo o envolvimento de todas as áreas interessadas.
Responsabilidades e atribuições
1 Relacionamento
Representar a TI no cliente e o cliente dentro da TI, defendendo seus interesses na entrega de serviços durante o atendimento de demandas e projetos.
Participação em fóruns gerenciais/executivos e atendimento no coworking Confidencial (Apenas para Cadastrados) Conecta.
2 Gestão do Escopo e Requisitos dos Projetos
Definir e controlar o escopo de demandas de alta complexidade e/ou demandas estratégicas, a partir do entendimento e análise das necessidades do cliente, utilizando técnicas de elicitação e modelagem de requisitos, melhores práticas de mercado, conhecimento dos processos de negócio e de TI, visando atender o cliente, com melhor custo, prazo e qualidade.
Criar gerir backlogs de produtos/projetos buscando maximizar o valor resultante do produto desenvolvido e análise do portfolio sob sua gestão. Capacidade para atuar como Procuct Owner em squads estratégicas.
3 Solução e Análise de Impactos
Propor soluções de TI consistentes, considerando o roadmap tecnológico da empresa, os impactos nos sistemas legados, tendências de mercado, os requisitos do cliente para custo e prazo e plano de continuidade de negócio, visando definir a solução mais adequada para a necessidade.
Mapear os impactos de demandas de alta complexidade e/ou demandas estratégicas, utilizando a documentação dos sistemas, portfolio de projetos, o conhecimento do negócio, serviços e soluções core da companhia, além do apoio do time técnico e demais áreas, a fim de garantir a completude da solução (inclusive na cadeia de valor).
4 Orçamentos de Projetos em TI
Conduzir a etapa de orçamento de projetos de TI, solicitando as estimativas de esforço dos sistemas impactados, envolvendo empresas e fornecedores externos, se necessário.
Realizar as estimativas da sua área e ser capaz de gerar estimativas tendo o histórico da área como insumo. Garantir a entrega das estimativas consolidadas, contemplando o esforço de todas as fronteiras impactadas.
5 Manutenção da Documentação dos Sistemas
Manter e controlar versões da documentação de requisitos dos sistemas e estórias de usuários, através de técnicas e ferramentas de gestão de requisitos e configuração adequados, garantindo a qualidade das especificações e roadmap definido. Ser capaz de identificar a documentação necessária para cada projeto/sistema.
6 Validação e implantação dos projetos
Realizar validação funcional das entregas do projeto e/ou acompanhar homologação do cliente.
Planejar, definir estratégia de validação, gerar relatórios de acompanhamento, apoiar na estratégia de implantação, afim de garantir a qualidade das entregas, gestão de riscos e o alinhamento às expectativas do cliente.
7 Suporte ao Negócio e ao Projeto
Treinar novos colaboradores e dar suporte técnico e funcional para a organização.
Acompanhar e apoiar a equipe do projeto para garantir que os requisitos definidos sejam entregues de forma adequada, atuando de forma colaborativa e com senso de propriedade.
8 Planejamento e Gestão
Apoiar no planejamento das entregas do projeto e definição da estratégia de atendimento em TI, considerando dependências entre sistemas e funcionalidades, perfil técnico, impactos e prioridades do cliente. Planejamento e autogestão das suas atividades. Gestão de fornecedores.
9 Processos e seleção de ferramentas
Execução e conhecimento consistente dos processos da sua área e interfaces. Identificar melhorias, através de benchmarks e análises com visão holística, visando aumentar a produtividade e eficiência da área.
Conduzir POCs e apoiar na seleção de ferramentas de software, através de técnicas de análise de viabilidade e de riscos para apuração do resultado final.
10. Liderança: Liderança técnica e do negócio com noções de planejamento dentro do seu escopo de atuação/projeto.
Requisitos e qualificações
Escolaridade
Superior Completo em Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Processamento de Dados e/ou demais cursos superiores na área de TI.
Desejável (não-obrigatório): Pós-graduação
Treinamentos/Certificações
Algumas desejáveis (não obrigatórias): Scrum, CSPO, SAFe PO/PM, CBAP, ECBA, CCBA, CPRE-FL, CFPS-IFPUG.
Conhecimentos
Conhecer conceitos de engenharia de software.
Conhecer conceitos de gestão de configuração.
Conhecer conceitos de testes e validações funcionais.
Dominar conceitos de gestão de requisitos (desejável conhecimento em BDD).
Dominar os produtos e serviços da Confidencial (Apenas para Cadastrados) na sua área de atuação/especialidade e similares do mercado.
Conhecer ferramentas de gestão de configuração e gestão de requisitos. Noções de Gestão de Projetos e Planejamento.
Domínio do Pacote MS Office.
Conhecer técnicas para: condução de reuniões e elicitação de requisitos (canvas, design thinking, UX, pensamento visual, entrevistas, prototipação, etc.).
Competências
4 a 7 anos de experiência atuando com técnicas de elicitação e especificação de requisitos, análise de problemas, análise de negócios e definição de soluções de TI.
Autonomia e liderança para conduzir projetos.
Boa comunicação e negociação.
Bom relacionamento interpessoal.
Ótima escrita.
Perfil inovador.
Raciocínio lógico.
Somos a Confidencial (Apenas para Cadastrados)
Desde 1982, criando, transportando e compartilhando valor com toda a sociedade.
A Confidencial (Apenas para Cadastrados) oferece soluções inovadoras de autoatendimento por meio de um modelo de economia compartilhada, cujo objetivo é criar valor para toda a sociedade. Nos últimos dez anos, foram investidos R$ 3 bilhões para dar o acesso a serviços financeiros a todas as classes sociais, em todos os estados do Brasil.
A Confidencial (Apenas para Cadastrados) também oferece um pacote completo de serviços por meio de soluções criadas com o objetivo de atender às constantes evoluções do mercado e às necessidades das instituições financeiras, estabelecimentos comerciais e consumidores. Produtos como o HubDigital, Saque Digital, Open Banking e Transferências Instantâneas P2P, Banco24Horas, +Varejo Banco24Horas, Mídia Banco24Horas, Switch Interbancário Blockchain, LinkBooster TBNet, SmartSecurity TBNet, AlwaysOn TBNet e Espaço Multibanco atendem milhões de pessoas em todo o país.