Descrição da vaga
Analisar as necessidades dos clientes, propor e definir soluções de TI adequadas ao negócio e à sua evolução, mediante levantamentos e análise de possibilidades, interpretando a linguagem do cliente e estabelecendo comunicação comum entre negócio e tecnologia nos mais diversos níveis de hierarquia da companhia, a fim de oferecer a melhor solução alinhada às diretrizes tecnológicas e aos produtos e serviços da empresa.
Conduzir a análise de impactos, orçamentos de projetos e propostas de soluções transacionais de forma abrangente para novos negócios, projetos estratégicos, inovadores e complexos garantindo o envolvimento de todas as áreas interessadas.
Responsabilidades e atribuições
1 Relacionamento
Representar a TI no cliente e o cliente dentro da TI, defendendo seus interesses na entrega de serviços durante o atendimento de demandas e projetos.
Atendimento no coworking Confidencial (Apenas para Cadastrados) Conecta.
2 Gestão do Escopo e Requisitos dos Projetos
Definir e controlar o escopo de demandas de alta complexidade e/ou demandas estratégicas, a partir do entendimento e análise das necessidades do cliente, utilizando técnicas de elicitação e modelagem de requisitos, melhores práticas de mercado, conhecimento.
Criar gerir backlogs de produtos/projetos buscando maximizar o valor resultante do produto desenvolvido sob sua gestão.
Capacidade para atuar como Procuct Owner.
3 Avaliação de Impactos
Mapear os impactos de demandas de alta complexidade e/ou demandas estratégicas, utilizando a documentação dos sistemas, o conhecimento do negócio, serviços e soluções core da companhia, além do apoio do time técnico e demais áreas, a fim de garantir a completude da solução.
4 Orçamentos de Projetos em TI
Conduzir a etapa de orçamento de projetos de TI, solicitando as estimativas de esforço das fronteiras impactadas nas demandas, envolvendo empresas e fornecedores externos, se necessário.
Realizar as estimativas da sua área. Garantir a entrega das estimativas consolidadas, contemplando o esforço de todas as fronteiras impactadas e análise da base histórica da área.
5 Manutenção da Documentação dos Sistemas
Manter e controlar versões da documentação de requisitos dos sistemas e estórias de usuários, através de técnicas e ferramentas de gestão de requisitos e configuração, garantindo a qualidade das especificações e roadmap definido.
6 Validação e implantação dos projetos
Realizar validação funcional das entregas do projeto e/ou acompanhar homologação do cliente.
Planejar, definir estratégia de validação, gerar relatórios de acompanhamento, apoiar na estratégia de implantação, afim de garantir a qualidade das entregas, gestão de riscos e o alinhamento às expectativas do cliente.
Se necessário gerar roteiro de implantação e plano de homologação.
7 Suporte ao Negócio e ao Projeto
Auxiliar no esclarecimento de dúvidas funcionais sobre as soluções existentes, a partir do conhecimento dos processos e serviços core da companhia, a fim de garantir o suporte técnico e funcional.
Acompanhar e apoiar a equipe do projeto para garantir que os requisitos definidos sejam entregues de forma adequada, atuando de forma colaborativa e com senso de propriedade.
8 Planejamento
Apoiar no planejamento das entregas do projeto, propondo estratégias de entregas, considerando dependências entre sistemas e funcionalidades, impactos e prioridades do cliente.
Planejar as atividades do projeto sob sua responsabilidade junto às áreas clientes e ao time do projeto, para melhor organização e atendimento dos prazos, conciliando com suas atividades administrativas.
9 Processos e seleção de ferramentas
Identificar melhorias dos processos da área, através de benchmarks e análises com visão holística e inovadora, visando aumentar a produtividade e eficiência da área.
Apoiar na seleção de ferramentas de software prospectadas pelas áreas clientes, através da condução na definição de critérios técnicos e funcionais, análise das propostas entregues pelos fornecedores, avaliação dos critérios e apuração do resultado final, com o apoio das áreas necessárias, dentro e fora de TI, afim de escolher a ferramenta mais adequada para atender às necessidades da Confidencial (Apenas para Cadastrados).
10 Gestão de Fornecedores
Realizar o processo de contratação e pagamento do fornecedor, controlar e orientar as atividades do fornecedor, validar as entregas realizadas com base nos processos e ferramentas adotadas e realizar a medição do desempenho do mesmo, visando atender os critérios de qualidade e os prazos acordados.
Requisitos e qualificações
Escolaridade
Superior Completo em Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Processamento de Dados e/ou demais cursos superiores na área de TI.
Treinamentos/Certificações
N/A
Algumas desejáveis (não obrigatórias): Scrum, CSPO, SAFe PO/PM, CBAP, ECBA, CCBA, CPRE-FL, CFPS-IFPUG.
Conhecimentos
Conhecer conceitos de engenharia de software.
Conhecer conceitos de gestão de configuração.
Conhecer conceitos de testes e validações funcionais.
Dominar conceitos de gestão de requisitos (desejável conhecimento em BDD).
Dominar os produtos e serviços da Confidencial (Apenas para Cadastrados) na sua área de atuação/especialidade e similares do mercado.
Conhecer ferramentas de gestão de configuração e gestão de requisitos. Noções de Gestão de Projetos e Planejamento.
Domínio do Pacote MS Office.
Conhecer técnicas para: condução de reuniões e elicitação de requisitos (canvas, design thinking, UX, pensamento visual, entrevistas, prototipação, etc.).
Competências
4 a 7 anos de experiência atuando com técnicas de elicitação e especificação de requisitos, análise de problemas, análise de negócios e definição de soluções de TI.
Autonomia e liderança para conduzir projetos.
Boa comunicação e negociação.
Bom relacionamento interpessoal.
Ótima escrita.
Perfil inovador.
Raciocínio lógico.
Somos a Confidencial (Apenas para Cadastrados)
Desde 1982, criando, transportando e compartilhando valor com toda a sociedade.
A Confidencial (Apenas para Cadastrados) oferece soluções inovadoras de autoatendimento por meio de um modelo de economia compartilhada, cujo objetivo é criar valor para toda a sociedade. Nos últimos dez anos, foram investidos R$ 3 bilhões para dar o acesso a serviços financeiros a todas as classes sociais, em todos os estados do Brasil.
A Confidencial (Apenas para Cadastrados) também oferece um pacote completo de serviços por meio de soluções criadas com o objetivo de atender às constantes evoluções do mercado e às necessidades das instituições financeiras, estabelecimentos comerciais e consumidores. Produtos como o HubDigital, Saque Digital, Open Banking e Transferências Instantâneas P2P, Banco24Horas, +Varejo Banco24Horas, Mídia Banco24Horas, Switch Interbancário Blockchain, LinkBooster TBNet, SmartSecurity TBNet, AlwaysOn TBNet e Espaço Multibanco atendem milhões de pessoas em todo o país.