Descrição da vaga
Responsável pelos serviços de análise e acompanhamento de suporte operacional, seguindo os padrões e processos da Contratante.
Responsabilidades e atribuições
- Definição de Políticas de Utilização de Softwares a serem aplicadas nas estações de trabalho (GPOs, Imagens Padrões, etc.);
- Configurações complexas da ferramenta Netscaler;
- Gerenciamento e configurações do GSLB Netscaler;
- Conceitos básicos de DevOps;
- Instalar e configurar o sistema operacional Windows e seus serviços (Incluindo IIS) bem como funcionamento em ambiente de alta disponibilidade;
- Configuração e Gerenciamento na solução antivírus/antimalware utilizados pelo CONTRATANTE;
- Gerenciar o uso de recursos computacionais da plataforma de microcomputadores servidores, de forma integrada com a plataforma de gerência de redes do CONTRATANTE, visando assegurar a disponibilidade e desempenho adequado dos referidos recursos;
- Compartilhadores de Dispositivos Instalar e ativar equipamentos comutadores de teclado, mouse e vídeo para servidores;
- Diagnosticar e solucionar incidentes e problemas do ambiente operacional e respectivos componentes e serviços, funcionando em ambiente de alta disponibilidade;
- Atualizar ambientes operacionais, através da aplicação de correções eventualmente liberadas pelo fornecedor do software;
- Administração de recursos do ambiente Windows;
- Definir e estruturar os recursos a serem acessados nos servidores (pastas, compartilhamento);
- Definição da nomenclatura a ser utilizada para usuários e grupos relativos à estrutura de segurança;
- Configuração e resolução de problemas em ambiente Windows e na solução antivírus/antimalware utilizados pelo contratante;
- Participar de projetos, prestando informações técnicas sobre características e dimensionamento de servidores, todos seus componentes envolvidos e software que neles executam;
- Elaborar artigos técnicos versando sobre as melhores práticas para uso de recursos computacionais de servidores e plataforma computacional Windows para repasse e divulgação junto às equipes técnicas;
- Revisar a situação dos Itens de configuração, efetuando as modificações no BDGC (Banco de Dados do Gerenciamento da Configuração) em decorrência das atividades dos processos de gerenciamento de mudanças e de liberação que afetam os atributos e relacionamentos dos ICs;
- Elaborar artigos técnicos versando sobre as melhores práticas para uso de recursos computacionais de servidores e plataforma computacional Windows e solução de antivírus/ antimalware, funcionando em ambientes de alta disponibilidade para repasse e divulgação junto às equipes técnicas;
- Prover suporte a problemas relacionados ao hardware e sistema operacional utilizado nos servidores e desktop;
- Cadastrar ICs no BDGC, seguindo as regras de nomenclatura e incluindo os relacionamentos com outros Ics;
- Configuração e resolução de problemas em ambiente Windows utilizada pelo TJCE;
- Instalação, configuração, atualização dos softwares de sua responsabilidade;
- Instalar, configurar, atualizar e remover servidores, incluindo o funcionamento em ambientes de alta disponibilidade;
- Analisar a necessidade e viabilidade de instalação de correções de segurança e possíveis impactos nos servidores;
- Indicar necessidades de cópia de segurança dos arquivos residentes nos servidores;
- Fazer análise de dimensionamento de recursos computacionais;
- Monitorar os servidores quanto ao desempenho;
- Participar das definições de dimensionamento de servidores de sua responsabilidade;
- Configuração e apoio a problemas ocorridos no ambiente de alta disponibilidade (cluster);
- Determinação/resolução de incidentes;
- Diagnosticar e solucionar incidentes ocorridos nos softwares do ambiente windows, não solucionados pelas equipes de apoio de 2º. Nível, como forma de pré-qualificar eventuais chamados ao suporte técnico do fabricante;
- Acompanhar chamados abertos junto ao fabricante para problemas relacionados softwares de sua responsabilidade;
- Acompanhar chamados abertos junto ao fornecedor para resolução de problemas de alta complexidade,
- Participar de projetos, prestando informações técnicas sobre características e dimensionamento de recursos computacionais requeridos para suportar os softwares de sua responsabilidade;
- Desfragmentar as bases de dados utilizadas pelo software de correio eletrônico, bem como movimentar logs para outras áreas de armazenamento;
- Monitorar, Gerenciar correio eletrônico (caixa postal, pasta pública ou grupo);
- Apoiar desenvolvedores no fornecimento de informações técnicas e implementação de procedimentos utilizando funcionalidades existentes nos softwares de sua responsabilidade;
- Elaborar artigos técnicos versando sobre as melhores práticas para uso dos softwares de sua responsabilidade, para repasse e divulgação junto às as equipes técnicas;
- Elaborar artigos técnicos versando sobre as melhores práticas para uso de recursos computacionais de servidores e plataforma computacional Windows / Netscaler funcionando em ambientes de alta disponibilidade e balanceamento de carga para repasse e divulgação junto às equipes técnicas;
- Configurar e gerenciar as ferramentas de inventário de hardware e software, distribuição de software e BDGC;
- Emissão de relatórios relativos aos ICs, quando requeridos pelo CONTRATANTE;
- Prospecção de soluções com elaboração de suas respectivas especificações técnicas para subsidiar análises por parte da CONTRANTE, relacionados a área de infraestrutura do Ambiente Windows, Netscaler e Antispam.
Requisitos e qualificações
Superior Completo na área de Tecnologia da Informação (TI).
• Certificação Oficial ITIL Foundation V3 ou superior.
• Certificação Oficial MCSE (Microsoft Certified System Engineer) para Windows Server 2012
ou MCSE: Core Infrastructure.
• Microsoft® Certified Solutions Expert: Productivity ou Microsoft 365 Certified: Enterprise Administrator Expert
• Curso em Fundamentos em DevOps
• Certificação Oficial Microsoft Azure Fundamentals
Experiência Profissional: possuir experiência mínima de 03 (três) anos na especialidade.
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