Formação de banco de profissionais que tenham o perfil para atuarem em cargos de liderança na Gestão da Saúde em vagas disponíveis pela Secretaria de Saúde de Recife parceira do Programa Líderes que Transformam.
Quem pode participar:
- O Banco de Perfis é aberto a profissionais sem vínculo com a administração pública e pessoas servidoras públicas de qualquer das esferas e poderes da federação, que atendam aos requisitos do regulamento.
IMPORTANTE:
- É de responsabilidade da pessoa candidata conhecer o regulamento e acompanhar o andamento da pré-seleção na plataforma do Programa Líderes que Transformam.
- Em caso de dúvidas e esclarecimentos, entre em contato com o nosso atendimento cgsc@Confidencial (Apenas para Cadastrados).gov.br
Responsabilidades e atribuições
Atribuições de gestão:
- Desenvolver atividades de liderança e gestão para garantir o pleno funcionamento da Unidade.
- Elaborar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento do Plano de Gestão da unidade bem como subsidiar a elaboração dos planos anuais, plurianuais e proposta orçamentária, em sua área de atuação.
- Promover a melhoria da qualidade dos serviços assistenciais prestados aos usuários.
- Coordenar a atualização contínua dos Sistemas de Informação em Saúde.
- Produzir relatórios, avaliar indicadores e divulgar os resultados.
- Garantir a aplicação dos protocolos clínicos e fluxos estabelecidos pela Secretaria de Saúde - SESAU.
- Garantir o acesso dos usuários do SUS Municipal e coordenar a ações de continuidade do cuidado e a integralidade da atenção à saúde.
- Planejar, coordenar e avaliar ações de saúde.
- Formular e implementar estratégias de ação de saúde.
- Potencializar a utilização de recursos físicos, tecnológicos e equipamentos existentes na unidade, apoiando os processos de cuidado a partir da orientação à equipe sobre a correta utilização desses recursos.
- Realizar gestão de pessoas e do trabalho, tais como acompanhamento e monitoramento do processo de trabalho dos profissionais, organização de frequências, mediação de conflitos, emissão de declarações, entre outros e desenvolver quaisquer atividades propostas pela SESAU, pertinentes ao cargo.
- Promover junto à equipe ações de educação permanente para a qualificação do serviço.
- Participar e representar a unidade em reuniões técnicas, fomentando as discussões do processo de trabalho à luz das diretrizes das políticas de saúde.
- Estimular ações de preceptoria.
- Incentivar o vínculo entre os profissionais favorecendo o trabalho em equipe.
- Acompanhar os indicadores de gestão para as diversas áreas da Atenção à Saúde, Gestão de Pessoas e Administrativo Financeiro qualificando os processos para o alcance das metas estabelecidas.
- Realizar a fiscalização e a prestação de contas de contratos e de convênios, no âmbito de sua competência.
- Realizar a gestão orçamentária, da infraestrutura e dos insumos da unidade (manutenção, logística dos materiais, ambiência da unidade) no âmbito de sua competência.
- Promover a transformação digital no âmbito de sua competência.
- Realizar monitoramento da ociosidade e absenteísmo das especialidades ofertadas.
- Garantir as notificações de agravos e doenças de acordo com fluxos estabelecidos pela SESAU.
- Promover a melhoria da qualidade dos serviços assistenciais prestados aos usuários a nível ambulatorial, pronto atendimento e internamento.
Atribuições específicas:
A pessoa candidata poderá desempenhar atividades relacionadas aos seguintes macroprocessos:
- Plano de Gestão da unidade.
- Melhoria da qualidade dos serviços prestados aos usuários.
- Acesso dos usuários ao SUS Municipal.
- Ações de continuidade do cuidado e a integralidade da atenção à saúde.
- Estratégias de governança em saúde.
- Ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde.
- Sistemas de informação em saúde.
- Relatórios, indicadores e resultados.
- Aplicação de protocolos clínicos e fluxos estabelecidos pela SESAU.
- Utilização de recursos físicos, tecnológicos e equipamentos, apoiando os processos de cuidado, a partir da orientação à equipe sobre a correta utilização desses recursos.
- Gestão da infraestrutura e dos estoques de insumos, zelando pelo bom uso do recursos e evitando o desperdício e o desabastecimento.
- Melhoria de processos.
- Ações de educação permanente para a qualificação dos servidores.
- Reuniões técnicas e ações de preceptoria.
- Processos de trabalho, frequências, mediação de conflitos, emissão de declarações e etc..
- Atividades de gestão.
As ações relacionadas a cada macroprocesso serão definidas a depender do cargo específico que a liderança irá atuar:
Requisitos e qualificações
Pré-requisitos gerais (obrigatório):
- Ter idoneidade moral e reputação ilibada;
- Possuir perfil profissional ou formação acadêmica compatível com as atribuições gerais previstas no regulamento;
- Não se enquadrar nas hipóteses de inelegibilidade previstas no inciso I do caput do art. 1º da Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990.
Pré-requisitos específicos (obrigatório):
- Nível superior completo, em qualquer área de formação, preferencialmente em ciências humanas e sociais.
- Experiência profissional de, no mínimo, 1 (um) ano, como membro ou gestor de equipe, em atividades correlatas a uma ou mais áreas: gestão na pública ou privada, gestão de serviços de saúde, gestão de unidade de saúde, gestão de pessoas, gestão administrativa e financeira.
Qualificações e experiências (desejável):
- Pós-graduação em áreas correlatas a: Gestão da Saúde, Gestão de Políticas Públicas, Saúde Pública/Coletiva ou Saúde da Família, Gestão de Pessoas, Gestão Administrativa e Financeira.
- Experiência profissional de, no mínimo, 1 (um) ano em gestão de equipes.
- Conhecimentos em:
- gestão de processos;
- planejamento estratégico e desenho de fluxos;
- conhecimento intermediário ou avançado em editores de textos, planilhas, apresentações gráficas e sistemas digitais;
- ferramentas de monitoramento e avaliação;
- comunicação não violenta e gestão de conflitos;
- desenvolvimento e capacitação profissional e pessoal;
- gestão de riscos e integridade;
- diversidade e equidade;
- fluxos e processos na gestão pública de saúde.
Competências exigidas para o cargo:
- Coordenação e colaboração em rede.
- Engajamento de pessoas e equipes.
- Foco nos resultados para os cidadãos.
- Gestão de crises.
- Gestão para resultados.
- Resolução de problemas com base em dados.
- Visão sistêmica.
Informações adicionais
Inscrições: a partir do dia 28.11.2023.
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